22 de Novembro
Sexta-feira

8h30: Credenciamento

9h às 12h: Pré Encontro
Oficina de Aspectos e Desafios Bioéticos em Cuidados Paliativos Pediátricos

Luciana Dadalto
Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Direito Privado pela PUC Minas. Advogada com atuação exclusiva em Direito da Saúde e Administradora do portal Testamento Vital.

Carolina Affonseca
Médica Pediatra, especialista em Medicina Intensiva Pediátrica e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMG, coordenadora do programa Cuidar – Cuidado Paliativo e domiciliar do Hospital Infantil João Paulo II.



12h às 13h: Intervalo para almoço

13h às 16h: Pré Encontro
Workshop Encontros e Desencontros do Cuidado – o Luto dos que Cuidam
Instituto Entrelaços

Erika Pallottino
Psicóloga clínica, sócia fundadora do Instituto Entrelaços, coordenadora do Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto, coordenadora da Pós Graduação em Psico-oncologia e do curso de extensão em Tanatologia: estudos sobre a morte, ambos pela PUC-Rio, professora do Instituto Paliar, Certificada no Level 2 em Complicated Grief pela Columbia University School of Social Work – NY, Aprimoramento em Famílias Enfrentam Crises: Psicoterapia com base na Teoria do Apego pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, Treinamento em Situações de Emergências Pós Desastres. É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, especialista em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA. É membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Foi psicóloga de 2007-2013 do Centro de Transplante de Medula do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Cecília Rezende
Psicóloga clínica, Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, professora e supervisora do Instituto Entrelaços, coordenadora da Clínica do Instituto Entrelaços, atua no Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto. Docente e supervisora de Estágio do Curso de Pós-Graduação em Psico-Oncologia e docente do Curso Extensão Tanatologia: estudos sobre a morte, ambos pela PUC-Rio. Certificada no Level 2 em Complicated Grief pela Columbia School of Social Work – NY, Aprimoramento em Luto e Aprimoramento em Famílias Enfrentam Crises: Psicoterapia com base na Teoria do Apego pelo 4 Estações Instituto de Psicologia – SP, Treinamento em Situações de Emergências Pós Desastres pelo 4 Estações Instituto de Psicologia – SP. Especialista em Psicologia Clínica (PUC-Rio), especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA. É membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Foi Psicóloga de 2011 a 2015 no Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).


16h30: Credenciamento

17h às 17h30: Mesa de Abertura

Renata Barros – chefe do Setor de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – HFSE.

Laurenice Pires
Gerente da área de Saúde do Instituto Desiderata.

Filipe Gusman
Médico geriatra, presidente da Regional Rio de Janeiro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos ANCP, coordenador do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital Pró-Cardíaco.

Debora Mattos
Mestre em oncologia, especialista em Oncologia SOBOPE, especialista em Pediatria SBP, especialista em Cuidados Paliativos Pallium Latino America, especialista em Bioética FIOCRUZ, responsável pelos Cuidados Paliativos Pediátricos INCA, responsável pelos Cuidados Paliativos HCT, coordenadora dos CAPACITAS (Capacitação em Cuidados Paliativos) RJ, fellow em Oncologia St Jude Hospital Memphis USA, membro da diretoria ANCP Estadual Rio de Janeiro.


17h30 às 19h: Conferência Magna
Cuidados Paliativos Pediátricos: Especificidades e Peculiaridade de um Campo tão Singular

Dra. Lisbeth Quesada Tristán (Costa Rica)
Médica Cirurgiã. Especialista em Cuidados Paliativos, Diretora Clínica de Cuidados Paliativos Pediátricos e Controle da Dor do Hospital Nacional de Niños até 2018. Mestrado em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica, Pós-graduação em Cuidados Paliativos no Pallium, Universidade El Salvador, Buenos Aires, Argentina e Centro Internacional de Cuidados Paliativos, Universidade Oxford, Inglaterra.

• Coordenadoras:
Ana Paula Santos
Médica atuando no controle da dor e em Cuidados Paliativos na Clínica CUIDAR ATIVO Centro de Controle da Dor e Terapias Integrativas, Membro do Comitê de Dor em Pediatria da SBED, Anestesiologista do SMA/Hospital Sírio Libanês.

Veruska Menegatti
Chefe da Equipe Médica do Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas do ICESP, Chefe da Equipe Médica do Hospital Dia do ICESP, docente médica do Pallium Latinoamerica, Buenos Aires, Argentina, médica assistente da empresa de homecare Master Nursing.

23 de Novembro
Sábado

8h: Credenciamento

8h30 Servier & Oncologia


Dra. Luciana Mardegan

9h às 10h30: Compartilhando Vivências e Conquistas dos Cuidados Paliativos Pediátricos na Costa Rica

Dra. Lisbeth Quesada Tristán (Costa Rica)
Médica Cirurgiã. Especialista em Cuidados Paliativos, Diretora Clínica de Cuidados Paliativos Pediátricos e Controle da Dor do Hospital Nacional de Niños até 2018. Mestrado em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica, Pós-graduação em Cuidados Paliativos no Pallium, Universidade El Salvador, Buenos Aires, Argentina e Centro Internacional de Cuidados Paliativos, Universidade Oxford, Inglaterra.

• Coordenadoras:
Simone Lehwess Mozzilli
Fundadora do Beaba (be-a-bá), entidade sem fins lucrativos para desmistificação do câncer através de Tecnologia da Informação. Graduada em comunicação social (FAAP), pós-graduada em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação (USP) e em Bases da Medicina Integrativa (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein).

Veruska Menegatti
Chefe da Equipe Médica do Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas do ICESP, Chefe da Equipe Médica do Hospital Dia do ICESP, Docente médica do Pallium Latinoamerica, Buenos Aires, Argentina, Médica Assistente da empresa de homecare Master Nursing.

10h30 às 11h: Intervalo

11h às 12h30: E Quando “Tudo Dá Errado” 2?
Apresentação e Discussão de Casos Clínicos Delicados


• Coordenadora: Fátima Geovannini
Doutora em bioética pela Fiocruz e especialista em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium Argentina, sócia diretora da Pollen Clínica e Centro de Estudos, coordenadora do NAP Núcleo de Assistência a Perdas e Luto.

Ana Paula Santos
Médica atuando no controle da dor e em Cuidados Paliativos na Clínica CUIDAR ATIVO Centro de Controle da Dor e Terapias Integrativas, Membro do Comitê de Dor em Pediatria da SBED, Anestesiologista do SMA/Hospital Sírio Libanês.

Cristina Wiggers
Médica (UNIRIO), pós-graduação em Cuidados Paliativos Hospital Sírio Libanês, especialista em Pediatria (HFSE) e Oncohematopediatria (HFSE). Hematopediatra do Serviço de Hematopediatria do Hospital Federal da Lagoa HFL – RJ/Ministério da Saude. Hematopediatra do Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE- RJ.

12h30 às 14h: Intervalo para Almoço

14h às 15h30: Em Busca do Melhor Interesse da Criança
O Desafio da Comunicação com a Família e o Uso das Tecnologias


Coordenadora: Carolina Affonseca
Médica Pediatra, especialista em Medicina Intensiva Pediátrica e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMG, Coordenadora do programa Cuidar – Cuidado Paliativo e domiciliar do Hospital Infantil João Paulo II.

Cintia Cruz
Médica Pediatra Intensivista e Paliativista, Diarista da Unidade de Terapia Intensiva do Serviço de Onco-Hematologia Pediátrico do HCFMUSP (Instituto do Tratamento do Câncer Infantil – ITACI), São Paulo – SP, Intensivista e Paliativista do Hospital Infantil Sabará, São Paulo – SP e Facilitadora do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Sírio Libanês.

Tatiana Amaral
Médica Pediatra, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Membro do Serviço de Cuidado Paliativo e do Núcleo de Adolescente do HC/UFMG/EBSERH, título de especialista Cuidado Paliativo.

15h30 às 17h30: O Sofrimento do Profissional de Saúde e a Importância do Autocuidado

• Coordenadora: Sheila Tavares
Psicóloga, coordenadora do serviço de Psicologia e de Cuidados Paliativos da Casa de Saúde São José. Gestalt-terapeuta, especialista em psico-oncologia pela SBPO e aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês.

O Sofrimento Psíquico do Profissional de Saúde
Henrique Ribeiro
Médico Psiquiatra, Colaborador do Núcleo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP, Colaborador da Unidade de Cuidados Paliativos Infantil da Santa Casa de São Paulo, Psiquiatra do Hospital Sírio Libanês, Docente do Instituto Paliar.

Encarando a Fadiga por Empatia e a Síndrome de Burnout
Débora Genezini
Psicóloga, especialista em psicologia hospitalar, mestre em Gerontologia pela PUC-SP, docente do curso de extensão em gerontologia da PUC-SP, membro do comitê de Cuidados Paliativos da ABRALE. Membro do comitê de Psicologia da ANCP. Voluntária do Beaba. Psicóloga responsável pelo ambulatório de Oncologia Onco Star da Rede D’Or. Fundadora do Instituto (Cuid)ar. Atuação assistencial em Cuidados Paliativos, luto e sofrimento do profissional.

O Luto Não Reconhecido do Profissional de Saúde
Gabriela Casellato
Psicóloga formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1995, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela mesma Universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Organizadora do livro “Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade” (Polo Books, 2013), Organizadora do livro “O Resgate da Empatia: suporte ao luto não reconhecido” (Summus, 2015), autora de diversos capítulos em livros sobre o tema.

17h30 às 17h50: Intervalo

17h50 às 18h50: A Espiritualidade como Busca por Sentido na Experiência do Sofrimento


• Coordenadora: Thais Nery
Enfermeira com Especialização em Oncologia, Mestrado em Enfermagem, Pós-graduação em Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês, enfermeira chefe do Aquário Carioca – Setor de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.

Diego Toloi
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, residência médica em Cancerologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, editor associado do livro “Espiritualidade e oncologia: conceitos e prática”, atuação em Oncologia e Cuidados Paliativos.

19h: Encerramento