Quem somos

A Curumim – Associação de Combate ao Câncer Infantil é uma organização social, sem fins lucrativos, criada em 9 de junho de 2010 por profissionais de saúde do setor de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).

Nosso principal objetivo é manter em funcionamento o Aquário Carioca – Centro de Tratamento, do HFSE, fornecendo qualidade técnica, eficiência e humanização, além de buscar novos projetos para o espaço e para as crianças que lá são atendidas.

HISTÓRIA

Em qualquer tipo de câncer, a ferramenta mais importante é o diagnóstico precoce. Apesar de ser uma doença de elevado poder invasivo, o câncer infanto juvenil responde bem ao tratamento quimioterápico e o índice de cura pode chegar a 70% dos casos, desde que os pacientes recebam diagnóstico precoce preciso e tratamento adequado.

É na sala de quimioterapia que a criança e o jovem passam a maior parte do tempo em que estão em tratamento. Em média, são 18 meses de cuidados intensivos e ininterruptos nos ambulatórios dos centros especializados.

Estudos mostram que é através do brinquedo que a criança expressa seus desejos, impulsos, frustração, ciúme, raiva, prazer, medo, insegurança. Rir não substitui o tratamento médico, mas estimula a liberação de endorfina, produzindo efeito relaxante, analgésico e combatendo o estresse. Por isso, faz sentido investir na estruturação de um ambiente diferenciado, com alternativas lúdicas e de desenvolvimento para crianças e jovens com câncer no espaço do atendimento ambulatorial.

Tendo isto em vista, o setor de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), em parceria com o Instituto Desiderata, foi remodelado em 2007 com o objetivo de promover maior humanização da sala de quimioterapia. Desde então, o espaço passou a ser chamado de Aquário Carioca – Centro de Tratamento.

Neste contexto assistencial diferenciado, novas demandas surgiram para a manutenção de espaço físico, como reposição dos acervos de livros, DVDs e brinquedos, bem como para o incremento das atividades exercidas no setor.

Desta forma, nasceu a Curumim – Associação de Combate ao Câncer Infantil, com o intuito de dar continuidade ao trabalho iniciado em parceria com o Instituto Desiderata, para garantir que o Aquário Carioca do HFSE continue oferecendo assistência com qualidade técnica, eficiência e humanização, além de desenvolver novos projetos.

PROJETOS INICIAIS DA CURUMIM

Reformar a área externa próxima ao Aquário, transformando-a em uma área de lazer, onde crianças e familiares possam aguardar o atendimento;

Realizar evento para a remodelação artística do corredor de acesso ao Aquário, com participação das crianças e dos adolescentes do setor;

Criar infraestrutura para realização de transplante autólogo de medula óssea.

aquario_quemsomos