Cerca de 80 pessoas compareceram nesta sexta-feira e no sábado, dias 21 e 22, respectivamente, ao IX Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria, realizado no auditório do IAG, na PUC-Rio.

Antes da abertura oficial do evento, na sexta-feira, foram realizados três cursos: Oficina de medicina narrativa: o uso da literatura infantil no cuidado à equipe de saúde, ministrado por Fátima Geovanini; Grupo de Trabalho: Cuidados Paliativos e Políticas Públicas, realizado pelo Instituto Desiderata; e Comunicação em Cuidados Paliativos Pediátricos, ministrado pela Dra. Karina Gómez.

Na abertura oficial do Encontro, a coordenadora científica, Juliana Mattos, agradeceu a presença de todos, dos patrocinadores e da PUC-Rio pelo apoio, e falou sobre sua expectativa para o evento. Em seguida, também falaram a Dra. Renata Barros, Laurenice Pires, do Instituto Desiderata, e o Dr. Filipe Gusman.

Dando início as atividades científicas, a Dra. Graça Mota fez a introdução para a palestra do Dr. Gustavo De Simone sobre  Porque educar em Cuidados Paliativos? Desafios, conquistas e avanços, que teve um amplo debate em seguida, intermediado pela Dra. Veruska Hatanaka.

No sábado, o dia começou com a mesa-redonda O trabalho em equipe interdisciplinar – a afinação de uma orquestra, que contou com moderação de Thaís Nery Ramos e teve palestras com a fisioterapeuta Gabriela Moreira, a enfermeira Valéria Delponte e o Dr. Henrique Ribeiro.

Em seguida, foi a vez de outra mesa-redonda, esta abordando E quando “tudo dá errado”? Apresentação e discussão de casos clínicos delicados, cujas palestras foram ministradas pelas Dras. Ana Paula Santos e Ana Cristina Castro, e contou com a moderação da psicóloga Fátima Geovanini.

Na hora do almoço, que teve um brunch oferecido pelo Instituto Entrelaços, houve Workshop clínico sobre luto com as psicólogas Cecília Rezende e Erika Pallottino.

Dando continuidade, foi a vez da mesa-redonda sobre Desafios no controle de sintomas – anorexia e caquexia em pediatria e a delicadeza de avaliar riscos e benefícios, que teve apresentações da Dra. Silvia Barbosa e da nutricionista Andrea Nascimento e coordenação da Dra. Luciana Ramalho.

A mesa-redonda da sequência abordou A delicadeza do cuidado integral nos últimos dias de vida da criança, que teve coordenação da Dra. Debora Mattos, e apresentações das Dras. Ana Paula Santos e Karina Gomez.

Após um breve intervalo, o IX Encontro de Cuidados Paliativos de Pediatria teve palestras sobre Realizando Sonhos, com o consultor Roberto Palmeira e coordenada por Simone Lehwess Mozzilli, do Instituto Beabá, e Luto e Resiliência-uma experiência de transformação, com Raquel Vaz e coordenado pela Dra. Bianca Amorim.

Finalizando o evento, houve sorteio de brindes e o encerramento com o Instituto Desiderata.

CONFIRA AS FOTOS

Categorias: Notícias