Diagnóstico Precoce. Este é o principal fator que favorece a cura de qualquer tipo de câncer. Cerca de 80% das crianças acometidas pelo câncer podem ser curadas se o diagnóstico for precoce e a doença adequadamente tratada.
Porém, diagnosticar o câncer infanto juvenil é um grande desafio, já que os sinais e sintomas da doença em crianças e adolescentes não são precisos e podem ser confundidos com os de outras doenças benignas comuns da idade. Além destes fatores, o diagnóstico precoce acaba não ocorrendo diversas vezes por desinformação dos pais e, ainda, o medo que o diagnóstico de câncer causa.
O diagnóstico precoce depende do médico, mas também dos pais que devem estar alertas para o fato de que a criança não inventa sintomas e que ao sinal de alguma anormalidade, devem levar seus filhos ao pediatra para avaliação. É igualmente relevante saber que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância. Mas isto não deve ser motivo para que a visita ao médico seja descartada.
PRINCIPAIS SINTOMAS DE CÂNCER INFANTOJUVENIL
- Manchas roxas pelo corpo, com sangramento em locais que não sejam de trauma;
- Dor de cabeça, que não melhora após o uso de analgésicos, acompanhado de vômitos;
- Caroços (ínguas) que continuam crescendo após a melhora do quadro inflamatório;
- Perda significativa de peso;
- Olhos inchados;
- Febre prolongada;
- Pneumonia sem cura;
- Aumento do volume abdominal;
- Dificuldade de engolir os alimentos;
- Otite crônica (inflamação no ouvido), acompanhada de dermatite seborréica;
- Mudança de cor, número e tamanho em pintas, verrugas ou sinais de pele;
- Mudanças rápidas ou demoradas no funcionamento intestinal;
- Reflexo branco na pupila (olho de gato);
- Anemia inexplicada com ou sem dores ósseas;
- Caroços nos ossos;
- Mudança de comportamento, irritabilidade.
Caso seu filho apresente um dos sintomas descritos acima, leve o ao pediatra para uma consulta. Não necessariamente o sintoma significa que seu filho tenha câncer, mas, como já foi dito, é importante que um médico avalie a criança para o diagnóstico correto sobre o que ela tem.
PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER INFANTOJUVENIL
LEUCEMIA O câncer mais comum na infância, tem origem na medula óssea, onde é normalmente produzido o sangue, e apresenta sintomas como dor nos ossos ou nas articulações, palidez, manchas roxas, sangramentos, febre e abatimento. Seus índices de cura podem chegar a até 80%. Tipos de leucemia mais comuns na criança e no adolescente: Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Tratamentos indicados: quimioterapia e, em casos excepcionais, transplante de medula óssea.
NEUROBLASTOMA Ocorre, geralmente, em crianças com menos de 5 anos e atinge regiões do corpo como abdome, tórax e pescoço, podendo ainda afetar fígado, óssos e a medula óssea. Os principais sintomas são aumento da barriga, fraqueza nas pernas, irritabilidade, dor e perda do controle da eliminação de fezes e urina. Tratamentos indicados: cirurgia e quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia e transplante de medula.
SARCOMAS DE PARTES MOLES Atinge músculos e articulações, causando inchaço no local do tumor e dor. As regiões do corpo mais atingidas são cabeça, olhos, pescoço, área genital, braços, pernas e testículos (adolescentes). Tratamentos indicados: quimioterapia e cirurgia.
TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL Ocorre no cérebro e no cerebelo, e os sintomas mais comuns são dor de cabeça e vômitos pela manhã, tontura e perda do equilíbrio. Tratamentos indicados: cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
LINFOMAS Com índices de cura de até 80% se diagnosticados precocemente, a doença pode atingir todo o corpo, gânglios e o abdômen e é mais comum em crianças com idades entre 5 e 12 anos. Os sintomas podem ser aumento dos gânglios, tumores na barriga ou dificuldade repiratória. Tratamentos indicados: quimioterapia e/ ou cirurgia e/ou radioterapia.
TUMOR DE WILMS É o tumor renal mais comum na infância, geralmente em crianças até 5 anos, e tem como principais sintomas caroço na barriga, sangue na urina, dores abdominais e pressão alta. Tem índice de cura de até 90%, caso haja um diagnóstico precoce. Tratamentos indicados: cirurgia e quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia.
TUMORES ÓSSEOS Possui índices de cura de até 70% em casos de diagnóstico precoce, e ocorre com mais frequência em adolescentes. Os principais sintomas são pele vermelha e quente, dor próxima do joelho e inchaço na região do tumor. É comum o paciente relatar que bateu em algum local e que a dor não passou. Tipos de tumores ósseos mais comuns em crianças e adolescentes: osteossarcoma e sarcoma de Ewing. Tratamentos indicados: cirurgia e quimioterapia.
RETINOBLASTOMA Atinge, geralmente, crianças com idades abaixo de 4 anos e o principal sintoma se manifesta no olho, onde percebe-se um reflexo brilhante, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite. Alguns casos são hereditários. Com isso, se houver caso da doença na família, é recomendável a consulta com um oftalmologista. O retinoblastoma pode deixar as crianças estrábicas (vesgas), dar dor nos olhos ou até perder a visão.Tratamentos indicados: Tratamento com oftalmologista e, em alguns casos, cirurgia e quimioterapia.
HISTIOCITOSE Não é um câncer, porém é tratado por oncologistas. Principais sintomas: dermatite seborreica de difícil tratamento, caroços na cabeça, otite com pus nas orelhas que vai e volta, lesões na pele, fígado e baço aumentados, lesões nos ossos e anemia. Tratamentos indicados: cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.
TUMORES GERMINATIVOS São tumores do ovário e dos testículos. Principais sintomas: meninas (dores abdominais, caroço no abdome, puberdade precoce, com crescimento dos seios e aparecimento de pêlos antes do tempo); meninos (aumento da bolsa escrotal). Tratamentos indicados: cirurgia e quimioterapia.