O Aquário Carioca do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro, é onde funciona o setor de Oncohematologia Pediátrica que trata de crianças e adolescentes com câncer.
É na sala de quimioterapia que a criança e o jovem passam a maior parte do tempo em que estão em tratamento. Em média, são 18 meses de cuidados intensivos e ininterruptos nos ambulatórios dos centros especializados. Estudos mostram que é através do brinquedo que a criança expressa seus desejos, impulsos, frustração, ciúme, raiva, prazer, medo, insegurança. Rir não substitui o tratamento médico, mas estimula a liberação de endorfina, produzindo efeito relaxante, analgésico e combatendo o estresse. Por isso, faz sentido investir na estruturação de um ambiente diferenciado, com alternativas lúdicas e de desenvolvimento para crianças e jovens com câncer no espaço do atendimento ambulatorial.
Em 2007, buscando fornecer uma maior humanização no atendimento, o espaço foi reformado, em uma parceria entre o HFSE e o Instituto Desiderata, com o objetivo de transformar a área de atendimento ambulatorial do câncer infantojuvenil em um espaço lúdico, mágico e acolhedor, inspirado no fundo do mar.
Além de contar com esta ambientação lúdica, o setor passou a ter um contexto assistencial diferenciado, com acervos de livros, DVDs, brinquedos, jogos, videogames, livros de colorir, e mais.
A Curumim Associação de Combate ao Câncer Infantil foi fundada em 2010 com o intuito de manter a característica do espaço, já que periodicamente são necessárias reformas cenográficas. Além disso, é responsável pela manutenção dos brinquedos, DVDs, jogos, livros, videogames e outros itens que ajudam na humanização do atendimento no setor.
Com o passar dos anos novos projetos e novas ações foram realizadas como: a aquisição e manutenção de um aquário com peixes; as festas mensais para aniversariantes; a Festa de Natal da Curumim, que ocorre anualmente em uma casa de festas com presença do Papai Noel; a construção de uma brinquedoteca anexa a sala de espera do Aquário Carioca; além de passeios à teatros, estádios, clubes, parques e outros pontos turísticos da cidade.
Tudo isso só é possível graças às parcerias realizadas com pessoas físicas e jurídicas e a cada ano novas demandas surgem e novos projetos são criados a partir das necessidades apresentadas pelos pacientes que estão em tratamento e seus familiares.