ecpp_2016_dia26-40Mais de cem pessoas estiveram presentes no VII Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria, realizado na sexta-feira e no sábado, no auditório da Casa de Saúde São José, no Humaitá.

Na sexta-feira, Juliana Mattos, vice-presidente da Curumim Associação de Combate ao Câncer Infantil e representante da comissão científica, abriu o evento dando as boas vindas. Logo em seguida Maria Julia Kovács ministrou palestra sobre Morte digna no Século XXI, educação para a morte e Cuidados Paliativos, que contou com moderação de Marília Aguiar.

Dando continuidade, foi a vez da mesa de abertura quando falaram Dr. Fernando Werneck, do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE), Laurenice Pires, do Instituto Desiderata, e Dr. Filipe Gusman, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – Regional Sudeste.

Em seguida, tivemos a conferência A história do setor de oncohematologia pediátrica do HFSE e sua trajetória aos cuidados paliativos, com o Dr. Fernando Werneck, que teve a Dra. Renata Barros (HFSE) como moderadora. Ao término de sua palestra, o médico recebeu uma placa em homenagem a sua carreira. Finalizando Victor e Luanda cantaram uma música especial composta por eles para o evento.

No sábado, o evento teve início com Juliana Mattos dando as boas vindas aos presentes e mostrando sua expectativa para o segundo dia de atividades que teve início com a mesa redonda sobre Panorama dos Cuidados Paliativos Pediátricos no Brasil, que teve como coordenador o Dr. Filipe Gusman e contou com palestras de Ana Cristina, Elisa Perina e Ana Paula Santos.

Após um breve intervalo para o café foi a vez da conferência Preparando para a morte no início da vida – cuidados paliativos neonatal e o desafio de acolher pais e familiares com a Dra. Jussara Lima e Souza, que teve moderação de Letícia Fernandes.

Na volta do almoço, foi a vez da mesa-redonda sobre Empatia e compaixão na assistência à criança em cuidados paliativos, que contou com coordenação de Fátima M. Giovagnini e teve palestras de Ana Paula Santos (Dor total – desafios e desmistificação quanto ao uso de opioides em pacientes pediátricos no Brasil), Regina Szylit (Acolhendo a dor total na assistência à criança em cuidados paliativos e sua família), Marina Sevilha (Do cerco de silêncio à comunicação empática com a criança – o cuidado que evita a dor da solidão).

Dando continuidade ao evento, o Dr. Marcelo Schweller ministrou conferência sobre Empatia na formação médica, que contou com apresentação do Dr. José Afonso Monteiro d’Araújo.

Depois do coffee-break ocorreram as duas últimas palestras: Estratégias e intervenções possíveis no acolhimento ao luto dos familiares em cuidados paliativos pediátricos, com Maria Helena Pereira Franco e apresentação de Erika Pallottino Miranda; e Empatia, compaixão e espiritualidade na prática clínica em cuidados  paliativos, com a Dra. Lilian Hennemann, que contou com apresentação de Fernanda Martins Pereira Hildebrant.

Encerrando o VII Encontro de Cuidados Paliativos, Juliana Mattos agradeceu a presença de todos e fez o convite para a oitava edição a ser realizada em 2017. Além disso, Letícia Fernandes leu uma poesia especialmente preparada para o encerramento.

Ao longo da semana serão enviados os certificados por e-mail para os presentes.

A comissão organizadora agradece a presença de todos que estiveram presentes nesta sexta-feira e no sábado na Casa de Saúde São José e espera que tenham aproveitado o evento.

CONFIRA AS FOTOS